senha

Madre Yvonne Recebe Prêmio Pela Paz

em 14/11/2017 | 00h00min

Madre Yvonne Recebe Prêmio Pela Paz

 A Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Madre Yvonne Reungoat, de 9 a 14 de novembro de 2017, esteve em visita às Comunidades do Sul da Itália, na Inspetoria Nossa Sra. do Bom Conselho (IMR). No dia 9 de novembro, durante a visita aos locais do Museu de Nápolis – MAMT, recebeu o Prêmio Mediterrâneo da Paz 2017; na sua presença foi realizada a celebração de inauguração da Sala Madre Mazzarello e da colocação da Relíquia da Santa na Capela Dom Bosco, inaugurada em junho de 2017 com a presença do Reitor Mor dos Salesianos, Pe. Angel Fernández Artime.

Madre Yvonne recebeu esse prêmio pela atividade em favor da paz e da concórdia entre os povos do mundo desenvolvida pelas FMA, de modo particular onde impera a guerra e a pobreza: nesses lugares as FMA constituem o único ponto de referência para homens e mulheres de várias crenças religiosas. 

Com sua experiência de missionária nos lugares mais necessitados do Continente Africano, a Madre tem a consciência da alegria e da simplicidade na ajuda aos outros e no sentir-se família: um lugar no qual – graças ao carisma de Dom Bosco e ao exemplo de Madre Mazzarello – é possível cotidianamente, dar espaço àquela “criatividade do amor” que constitui o instrumento com o qual se atua o carisma salesiano, com humildade e com a esperança nos jovens, futuros realizadores de uma Civilização da Paz e do Amor.

Madre Yvonne foi recebida no Museu da Paz pelo Presidente de Fundação Mediterrâneo, Dr. Michele Capasso, pela Inspetora Ir. Maria Rosaria Tagliaferri e pelas FMA e jovens provenientes da Itália Meridional, da Albânia e de Malta (IMR).

O primeiro momento foi a entrega do PRÊMIO MEDITERRÂNEO DA PAZ 2017 à Madre Yvonne Reungoat. Depois de um breve momento de apresentação do Museu e da missão da Família Salesiana e das Filhas de Maria Auxiliadora no mundo, foi entregue à Madre o Totem da Paz, obra do escultor Mario Molinari. O reconhecimento foi entregue pelo Presidente Michele Capasso, pela diretora Maria Pia Balducci Molinari e por Fallou, um jovem representante dos migrantes.

Realizou-se em seguida a solene cerimônia de bênção da Sala do Museu da Paz – MAMT dedicada a Santa Maria Domingas Mazzarello, cofundadora das FMA. Pe. Mario Maritano, SDB, presidiu à cerimônia. Madre Yvonne teve palavras de apreço pelo Presidente Capasso e pela Fundação Mediterrâneo, pelo espírito criativo e pela profunda espiritualidade, visto que a sala Madre Mazzarello, junto com a sala Dom Bosco, completa a presença da inteira Família Salesiana no Museu da Paz, onde serão apreciados vídeos, testemunhos e documentos do Instituto das FMA, presentes em 93 países do mundo.

Na Capela Dom Bosco aconteceu também um breve momento de oração, evocativo do espírito mornesino das origens, com a cerimônia de deposição da Relíquia de Santa Maria Domingas Mazzarello, cofundadora das FMA, por parte de Madre Yvonne, que teve ainda palavras de agradecimento e de alegria pela significatividade da obra em favor do diálogo interreligioso e da paz. Um momento de intensa espiritualidade com as FMA que, entre cantos e orações acompanharam o rito da cerimônia.

A Madre disse: «Dom Bosco e Me. Mazzarello compreenderam que a regeneração da sociedade partia dos jovens, em nome de Jesus; a fé nele, a confiança, o amor levou-os a fundar esta grande família, não para si mesma, mas na Igreja, para a sociedade e o mundo. Desejo que muitos jovens possam visitar este lugar e viver uma verdadeira experiência que transforme a vida deles, para irradiarem uma mensagem de amor e de paz, de alegria; para que estejam convencidos de que, a partir do coração de cada pessoa, encontra-se a força para transformar o mundo, porque Jesus está presente. Desejo que este lugar de alta significatividade, porque contém todo o mundo, possa ser frequentado por muitos jovens do sul, e não só porque é um lugar de encontro das religiões, das culturas e dos povos... desejo que possam ser comunicadores deste lindo mundo e voltar com novo entusiasmo e dinamismo criativo».

Me. Yvonne visitou então o MUSEU. Foram tocantes, de modo especial, as visitas às seções dedicadas a “Molinari, esculturas da cor”, “Vozes dos Migrantes”, “Madre Teresa de Calcutá”, “Pe. Diana”, “Rafael Capasso” e a que está dedicada às mulheres, artistas árabes, intitulada “Rasgando os véus”.

Sugestiva também a visita à Mesquita, à Sinagoga e às salinhas dedicadas a S.João Paulo II e S. Pio de Pietrelcina.

A Madre encontrou ali jovens de algumas escolas das FMA, entretendo-se com eles e oferecendo-lhes uma âncora, símbolo de um futuro de paz e de cooperação.

veja mais fotos

Fonte: Redação