senha

Palavra da Inspetora

em 20/07/2020 | 00h00min

Palavra da Inspetora

Inspetoria Nossa Senhora da Penha RJ/ES - Circular 07/2020

Ensina-nos a contar os nossos dias, para que nosso coração alcance sabedoria (Sl 90,12)

Queridas Irmãs,  

Viver com dignidade, gratidão, alegria e doar a vida no dia a dia como dom recebido de Deus em tempos de Pandemia é, sem dúvida um grande mérito. É uma graça dada a nós pelo coração bom e generoso de Deus que nos ama infinitamente como uma mãe que ama seus filhos e filhas.

Sim, a vida é a grande manifestação da gratuidade de um Deus que se digna encarnar-se, humilhar-se e fazer-se pequeno junto de nós para dar dignidade e enaltecer a vida humana. 

Deus no seu projeto de amor nos cerca de carinho e nos cumula de dons como podemos refletir na parábola dos talentos (Mt 25,14-30). Tens uma riqueza, és um tesouro de valor incalculável, não tenhas medo nem te ‘enterres’ na mediocridade ou superficialidade. Atreva-se a viver tudo aquilo que você recebeu, e quanto mais você coloca o que recebeu a serviço, mais você terá. É o dom se multiplicando. Não é isso motivo de festa? É também este o segredo do fermento, do sal e do grão de mostrada sobre os quais nos ensina o Evangelho. Os dois primeiros colocados na massa, misturados nos alimentos os tornam crescidos, saborosos, e como o grão de mostrada, a menor de todas as sementes se torna uma árvore grande e frondosa (cf. Mt 5,13 ss).

É assim a nossa vida quando a valorizamos e dela cuidamos como dom, como uma pérola preciosa. E neste tempo de Covid-19, num cenário em que as pessoas estão morrendo, médicos cansados e esgotados nas suas forças, no injusto modelo de trabalho dos entregadores de aplicativo, nas pessoas que não usam máscaras nos ambientes sociais e descumprem as normas e orientações da vigilância sanitária, na fome que visita tantas famílias, nas incontáveis crianças sem escola, no desemprego e em tantas outras situações dolorosas pelas quais estamos passando, ter mais um dia de vida com saúde é de fato uma graça e um cuidado especial de Deus.  

Sim, somos agraciadas todos os dias. Que esta certeza desperte em nós o desejo de ir até os outros e mostrar com a nossa vida o quanto Deus é bom, é misericórdia, é presença amorosa e gratuita. Mesmo cumprindo o isolamento requerido neste tempo, nossa presença de amor, nosso testemunho de vida feliz, fraterna e consagrada à missão educativa dos jovens, pode chegar a todos os cantos da terra e exalar em todos os espaços o perfume do amor, o desejo de vê-los mais próximos de Deus, trilhando os caminhos do bem e da santidade.

Transcrevo aqui a palavra de uma jovem participante do XXIII Capítulo Geral, representando tantos outros jovens do mundo salesiano. Ela dizia: “Enfim, a vocês que são mulheres consagradas, eu peço que continuem a ser mães que repreendem, educam e abraçam os jovens. Como Maria que é Mater Dei e Mãe de todos nós, não desistam diante daqueles jovens que parecem não as escutar, pois eles poderiam ser os primeiros a colocar em prática os ensinamentos de vocês. Tenham a coragem de ser realmente exigentes, sem a preocupação de que agindo deste modo vocês possam parecer pouco gentis e amáveis. Sejam sempre para nós, profecia de esperança em Jesus. Sejam ainda, sinal do amor de Deus para nós e ajudem-nos a fazer a experiência da grandeza e beleza a que esse sinal nos chama” (Atos CGXXIII, pág. 95).

E olhemos para os 37 anos percorridos como Inspetoria e num grande movimento de ação de graças tragamos à memória as nossas irmãs - vidas doadas e santificadas. Pois sabemos que: Na experiência bíblica, a gratidão nasce com naturalidade e espontaneidade nos corações humildes, nas pessoas conscientes de que aquilo que recebem não é por mérito ou retribuição. Tudo é gratuidade!

Maria, a Mãe que no seu SIM colocou sua vida inteiramente a serviço do projeto de Deus, nos ajude a sermos dom para os irmãos doando gratuitamente a nossa vida aos outros.

Com carinho meu abraço de irmã, Ir. Ana Teresa

Fonte: Redação