senha

INSG/Macaé Realiza Projeto "Hábitos de Estudo"

em 30/04/2015 | 00h00min

INSG/Macaé Realiza Projeto "Hábitos de Estudo"

O Instituto Nossa Senhora da Glória – Macaé está realizando neste ano o Projeto “Hábitos de Estudo”. A iniciativa é fruto de uma parceria do Serviço de Orientação Educacional e do Serviço de Apoio Psicológico da instituição e se aplica a todos os segmentos de Ensino, contando com o apoio das Coordenações e com o envolvimento de toda a equipe pedagógica.

Ele tem como objetivos: incentivar o desenvolvimento dos hábitos de estudos nos alunos e sensibilizar todos os integrantes do contexto escolar/educacional para a importância desses hábitos na formação acadêmica do aluno e em seu processo de aprendizagem.

Dentro do projeto, são realizadas atividades com os pais, os alunos e os professores, com a finalidade de preparar a comunidade educativa para a construção destes hábitos. As atividades têm como principais diretrizes: desenvolver no aluno a responsabilidade, a autonomia e hábitos como organização dos seus pertences, hora de estudar, tomada de atitudes, solução de pequenos problemas, entre outros; estabelecer com as famílias uma relação de parceria na busca de rotinas e hábitos saudáveis, mostrando a importância do incentivo em casa e estabelecendo um vínculo com o que está sendo trabalhado na escola; e levantar, junto aos professores, as principais necessidades observadas nos alunos para obter sucesso em suas disciplinas ou níveis.

- O projeto visa incentivar nos alunos a autonomia, elemento fundamental na construção do conhecimento e da aprendizagem e principal ingrediente na busca pela excelência acadêmica. Esta autonomia pode ser conquistada através da organização do tempo, do envolvimento e do autoconhecimento, acreditando que a união de forças entre o aluno, a escola e a família seja primordial. Nosso objetivo é conscientizar os alunos, suas famílias e corpo docente quanto à importância do estabelecimento dos hábitos e rotinas frente aos estudos, que resultarão no sucesso da vida escolar e, consequentemente da vida profissional e pessoal dos estudantes – explica Camila Villela.

A psicóloga ressalta que as atividades do projeto respeitam as características e necessidades de cada faixa etária. Ela acrescenta que, primeiramente, para que o estudo eficiente aconteça são necessárias condições físicas como alimentação adequada, repouso, exercício, recreação, sono adequado, posição correta, luz suficiente, calor e ventilação.

- Além disto, o estudo eficiente depende da postura ativa do aprendiz e o desenvolvimento de ferramentas que o auxiliem em seu processo de aprendizagem. É preciso ensinar o aluno a aprender! – afirma a psicóloga.

Ainda segundo a psicóloga, deve-se destacar, ainda, a importância dos professores para o desenvolvimento e sucesso dessa iniciativa e para a formação do hábito de estudo.

- Como mediador do conhecimento e modelo de identificação para os alunos, os professores têm um papel fundamental. A forma como conduz o processo de aprendizagem, como estimula a curiosidade e a construção do conhecimento, como acompanha as conquistas do aluno e o auxilia em suas dificuldades, pode ser determinante para a relação deste com os estudos – ressalta Camila Villela.

Como ferramenta do projeto, as Orientadoras Educacionais Maria Aparecida Mussi, Erica Castro, Ana Aparecida Lopes e Fabiana Aguiar criaram um panfleto com os princípios do estudo eficiente, que está sendo distribuído em sala de aula. Além do material, haverá palestras motivacionais, encontros com os pais e aplicação de um questionário para que os mesmos reflitam sua postura e participação no desenvolvimento acadêmico do filho e de sua aprendizagem.

veja mais fotos

Fonte: Redação