senha

INSG/Macaé: Alunos produzem Vídeos e Blogs Sobre Cultura Africana

em 18/11/2015 | 00h00min

INSG/Macaé: Alunos produzem Vídeos e Blogs Sobre Cultura Africana

Neste mês de novembro em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra (dia 20), o INSG/Castelo apresenta os trabalhos produzidos no projeto “A África muito além da imaginação...”, desenvolvido nas turmas do Ensino Médio. A inciativa, orientada pelo Professor Jorge Miranda Leite, consiste na produção de blogs ou vídeos que valorizem a cultura africana por meio de sua História.

- O objetivo do projeto é desconstruir estereótipos sobre o continente africano e ideias preconceituosas que definem a África como um continente sem História, com povos primitivos, savanas e desertos que cobrem todo o território, ocupado por animais selvagens, fornecedora de escravos, epidemias, fome, miséria, guerra civil, entre outros equívocos – explica o Professor.

Ainda segundo ele, a ideia surgiu ao longo do ano letivo, em uma observação importante durante as aulas.

- Ao estudarmos a História da África na chamada Antiguidade e Idade Média, fui percebendo que, por vezes, alguns alunos encaravam esse tema como menos importante. Então pensei em criar um projeto no qual o aluno assumisse a responsabilidade de compilar ou produzir um material que combatesse os estereótipos sobre a África – completa o professor.

Na prática, os alunos das turmas de 1º ano se organizaram em grupos e fizeram pesquisas no material didático da Rede Salesiana de Escolas e na internet. A partir daí, construíram estratégias de abordagem para quebrar essas visões pré-concebidas. Aproximadamente 90 alunos participaram da atividade, dividindo-se em pequenos grupos.

- Foram construídos vários blogs nos quais alguns desenvolveram textos ou vídeos próprios e outros se utilizaram de textos de terceiros, além de vídeos para compilar um produto final com a lógica desejada. O melhor resultado foi perceber o engajamento dos alunos em criar um material com qualidade e profundidade, que expressou uma reflexão sobre o tema da alteridade cultural experimentada inicialmente por eles mesmos. Outro ponto significativo dessa proposta foi fazer com que eles entendessem seu potencial de protagonistas na internet, contribuindo como cidadão para combater estigmas e preconceitos tão perversamente enraizados – conclui o professor.

Os alunos também aprovaram a iniciativa.

- Foi legal tratar da África sob um ponto de vista diferente do que estamos acostumados a ver por aí. Foi gratificante a sensação de ter feito um trabalho que outras pessoas podem ver, além do professor – disse o aluno Antônio Carlos Barros Vasconcelos, do 1º ano C.

Alguns dos trabalhos podem ser vistos nos seguintes links:

africacastelo.simplesite.com

olharesdaafrica.blogspot.com.br

africaecia.blogspot.com.br

desmitificandoafrica.blogspot.com.br

africaalemdaimaginacao.blogspot.com.br

omelhordaafrica.blogspot.com

africaporlucasbealaricana.blogspot.com.br

https://www.youtube.com/watch…

Fonte: Redação