senha

INSG/Macaé Comemora o Dia Mundial da Àgua

em 24/03/2016 | 00h00min

INSG/Macaé Comemora o Dia Mundial da Àgua

Um jardim com regadores feitos a partir de material reciclado; painéis informativos e livros de cordel tendo a água como tema central. Esses foram alguns dos recursos utilizados pelo Projeto “Água: cada gota conta”, realizado pelas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental do Instituto Nossa Senhora da Glória – Macaé para comemorar o Dia Mundial da Água – 22 de março.

- É um projeto interdisciplinar, reunindo Ciências, Língua Portuguesa e Educação Física, que tem como objetivo mostrar para as crianças o papel fundamental que a água tem em nossas vidas e conscientizá-las para a necessidade da preservação – explicou a Professora de Ciências, Indhira Mendonça.

Nas aulas de Língua Portuguesa, os alunos confeccionaram os cordéis, que foram expostos no pátio durante o evento.

- O livro da Rede Salesiana de Escolas propõe atividades sobre a literatura de cordel. Então, incluímos o tema nesse projeto e os alunos montaram o texto, a capa e as ilustrações – explicou a Professora Edna Gomes.

Na parte de Educação Física, o objetivo foi abordar a necessidade da água para o equilíbrio do corpo.

- Preparamos uma prova de corrida, simulando os jogos olímpicos. Após esse exercício, os atletas ingeriram água. Assim, conseguimos mostrar a importância da hidratação para o bom funcionamento do organismo – explicou o Professor de Educação Física, Fernando Guimarães.

A aluna Maria Eduarda Gomes Dias, do 6º ano, teve como função explicar para os visitantes o painel informativo sobre o consumo de água na produção de bens como celulares, carro, alimentos, roupa e calçados.

- Eu tento mostrar que muitas vezes não precisamos comprar uma roupa nova ou um celular novo. Podemos economizar, pois para fabricar tudo isso é preciso consumir muita água – explicou.

Para sua colega de turma, Laura Gonçalves Silva, o projeto foi divertido e ajudou a conscientizar o público sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, dentro e fora da escola.

- Precisamos mostrar que a água é muito importante e, se acabar, vai fazer muita falta. Em casa, economizo água na hora do banho e sempre aviso a família para não desperdiçar – contou a aluna.

Com o que aprendeu em sala de aula, a aluna Ana Beatriz Ferraz de Oliveira incentiva novos hábitos na rotina familiar, visando o não-desperdício.

- Na minha casa, utilizamos água da chuva para lavar o quintal e a varanda. E também ficamos de olho nos vazamentos, para que não haja desperdício. Precisamos fazer algo para ajudar o planeta – afirmou a aluna do 6º ano.

Em um dos painéis colocados no pátio, havia um espaço para que os visitantes deixassem sua marca digital, como forma de adesão à iniciativa, comprometendo-se em adotar ações de preservação no seu dia a dia.

O Projeto também fez referência ao tema da Campanha da Fraternidade 2016: “Casa comum, nossa responsabilidade” que tem como objetivo principal chamar atenção para a questão do saneamento básico e sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos.

veja mais fotos

Fonte: Redação