senha

Castelo/Macaé Inicia Atividades do Projeto "Bem Cuidar"

em 22/04/2015 | 00h00min

O Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo começou as atividades do Projeto “Saber Cuidar”, que neste ano tem como tema “Um por todos e todos por um - a serviço de um mundo melhor!”.

A iniciativa é direcionada aos alunos do Ensino Fundamental I e trabalha questões como: disciplina, bullying, valores e diferenças, na ótica Salesiana. Para isso, são realizados debates em sala de aula, atividades pedagógicas, reflexão de textos relativos ao tema, sempre em parceria com a coordenação pedagógica, os professores e o serviço de Psicologia da instituição. A família também é inserida no projeto, já que cabe a ela estimular conversas sobre o tema no ambiente doméstico e o incentivo às boas maneiras dentro e fora da escola.

Segundo a Orientadora Educacional Maria Aparecida Mussi, o projeto tem como objetivos: despertar no aluno atitudes de respeito, fraternidade, justiça e ética; conscientizar sobre o respeito e o cuidado com o outro; resgatar conceitos de cidadania, exercitando os direitos e os deveres; e despertar para a importância da construção de um futuro melhor.

- Hoje vivemos em um mundo onde necessitamos de uma nova consciência e um novo compromisso em defesa e proteção da vida do nosso planeta. Por isso devemos respeitar e saber cuidar de nós, do outro e do mundo em que vivemos. E esses cuidados devem estar presentes na escola, através da conscientização do corpo docente e discente, do uso dos seus direitos e deveres, da prática dos valores cristãos e da busca pela paz, facilitando o cumprimento de regras e combinados, pois participando de sua construção, os alunos se tornam protagonistas de sua caminhada – explica a Orientadora.  

Fonte: Redação