senha

Mergulho nas Origens Salesianas

em 06/08/2015 | 00h00min

Mergulho nas Origens Salesianas

Em comemoração ao Bicentenário de D. Bosco e aos 90 anos do CENSA-Campos/RJ, foi realizada no período de 17 a 29 de julho de 2015 uma peregrinação aos lugares sagrados de nossas origens salesianas. 

O grupo era constituído de 34 pessoas, sendo 29 adultos, incluindo 4 Irmãs FMA e um Padre Salesiano com 5 jovens.

Foi uma viagem de oração, testemunho de fé e relacionamento humano caloroso. O espírito de D. Bosco e Maria Mazzarello envolveu a todos, suscitando encantamento por um conhecimento mais profundo de nossas raízes e de nosso santos. Todos sentiram que a missão salesiana é “obra de Deus” e expressa a certeza de que “foi Ela que tudo fez”!

A peregrinação começou em Fátima/Portugal com a participação de todos na Missa, procissão do Santíssimo e terço luminoso . Foi comovente! 

Nossas celebrações Eucarísticas diárias foram marcantes. Em Milão, celebramos no maravilhoso Duomo. Em Mornese, na Igreja do Centro de Espiritualidade, revivemos a presença de Maria Mazzarello. Todos beijaram com muita devoção sua relíquia,despertando grande admiração na  Irmã que nos acolheu,  sensibilizada com o entusiasmo do Grupo. Em Turim, a Missa celebrada na Capela Pinnardi foi uma comoção geral: lágrimas, alegria, admiração! Em Pádua, na Capela da Basílica de Santo Antônio, após a Missa foram feitas  orações no altar das Reliquias (língua e cordas vocais) do Santo. Em Assis, a Eucaristia foi realizada na Capelinha do Grande Santuário, onde rezamos por nosso Papa Francisco. 

Em Roma, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, construída por D. Bosco, agradecemos seu empenho empreendedor e sua adesão incondicional ao Papa e à Igreja.  A última Missa foi celebrada em uma sala do Hotel, com a revelação e partilha de lembranças à amiga/o por quem rezamos durante toda a viagem .

A Peregrinação foi uma experiência religiosa, salesiana e cultural que se caracterizou como um verdadeiro Retiro Espiritual, aprofundamento da fé,encantamento pelo projeto missionário de D. Bosco e Maria Mazzarello. Nossas coordenadoras ,professoras e ex-alunas sentiram e tocaram a profundidade e riqueza do carisma religioso nos 90 anos do Auxiliadora reafirmando a certeza de que “Foi Ela quem tudo fez e faz” em nossa história de vida. Todas/os se sentiram felizes por pertenceram à Família Salesiana. 

A acolhida de nossas Irmãs e dos Salesianos em Turim, Mornese e Roma teve o cunho festivo de família, que se encontra e comemora a força carismática de nossos Fundadores:alegria de receber-nos  e mostrar-nos  com entusiasmo nossas raízes e, ao mesmo tempo, a vibração de nosso Grupo em sentir-se família e fazer-se presença afetiva, calorosa. Foi uma experiência inesquecível!

Suraya Chaloub e Luzia Carvalho

veja mais fotos

Fonte: Redação

  Eventos - Março

Nenhum registro encontrado!

Ver todos eventosver todos eventos