senha

INSG/Macaé: "Somos Todos Guardiões da História"

em 30/09/2016 | 00h00min

INSG/Macaé: "Somos Todos Guardiões da História"

Alunos e educadores do Instituto Nossa Senhora da Glória – Macaé realizaram uma cantata em homenagem ao compositor, flautista e maestro macaense Benedito Lacerda, na manhã do sábado, dia 17. Os participantes se concentraram no coreto da Praça Veríssimo de Melo e seguiram em direção à rua que leva o nome do artista, localizada no bairro de Imbetiba, onde foi feita a homenagem.

A iniciativa foi idealizada pela Professora de Língua Portuguesa e Literatura, Aparecida Alves de Araujo, e pelo Professor de Filosofia e Sociologia, Moacyr Macedo, para marcar as comemorações do centenário do samba. A atividade integra o projeto “Somos todos guardiões da História”, que tem como objetivo o resgate da cultura local através de um levantamento da vida e da obra desse artista.

Durante as aulas e a pesquisa sobre o tema, os participantes descobriram, no bairro de Imbetiba, uma rua com o nome do compositor onde há placas com frases de suas composições, que foram levadas para a sala de aula e suscitaram discussões sobre a realidade da época e a vida atual da cidade.

O ponto mais alto foi a cantata, que permitiu apresentar o resultado da pesquisa para os familiares de Benedito Lacerda e para os moradores do bairro, com as canções do ilustre compositor macaense.

Para a aluna Taís Cappelli Silveira, tataraneta do homenageado, o projeto proporcionou a ela e à família um momento especial.

- É um orgulho ver alguém da família sendo homenageado. Por ser tataraneta, pude auxiliar o trabalho de pesquisa e acabei conhecendo muitas histórias engraçadas sobre ele – contou Taís, que na serenata falou sobre uma das placas com fragmentos de música e também cantou com os colegas.

Para o Professor Moacyr Macedo, o projeto permitiu ampliar o olhar dos alunos diante das realidades que os cercam.

- A cantata abriu caminho para a reflexão humana acerca de sua constituição histórica e cultural. Os alunos puderam constatar que a herança de toda riqueza produzida socialmente deve ser preservada, acessível e reconhecida como acervo de nossa humanidade – afirmou.

Para a Professora Aparecida, a iniciativa reforçou o elo entre a escola e a comunidade local, marcando fortemente o trabalho de resgate da cultura local realizado pelos alunos.

- O trabalho de interação com a comunidade foi extremamente importante para os alunos vivenciarem as pesquisas realizadas, perceberem a realidade da rua Benedito Lacerda e de seus moradores. Contribuiu, enfim, para uma releitura de épocas, pessoas e valores. Além disso, serviu para mostrar que é possível motivar, transmitir ideias e aprender cada vez mais com o outro. Foi muito gratificante presenciar entusiasmo, empenho e participação ativa dos alunos – concluiu.

veja mais fotos

Fonte: Redação