senha

Novena de Nossa Senhora Auxiliadora no CENSA

em 28/05/2017 | 00h00min

Novena de Nossa Senhora Auxiliadora no CENSA

Com o coração em festa, os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental do CENSA deram início à Novena de Maria, na noite de 16 de maio. No ano em que é comemorado o jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, os alunos relembraram a Pesca Milagrosa, quando a imagem surgiu na rede dos pescadores, e a caminhada dos romeiros. Finalizando a celebração, sob um vigoroso coro de pais e alunos, Nossa Senhora Auxiliadora foi coroada. 

No segundo dia foi a vez do 1º e 2º ano do Ensino Médio. Invocando a Mãe Aparecida, foram apresentadas as grandes mães e matriarcas, Eva, Agar, Sara, Rebeca, Maria, Rute, Ana, Ester e Débora, reconhecidas como a base da família e do povo de Israel. Como gesto concreto, os alunos doaram agasalhos, no ofertório, e finalizaram a grande homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora com a tradicional coroação. 

Na terceira noite de novena os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental convidaram os presentes a refletirem a presença de Maria em nossa vida, intitulada Mãe da Humanidade, aquela que nos adota como filhos e filhas de Deus. Esse título fala da estrela que simboliza a maternidade humana e divina de Maria. A estrela é o símbolo mais forte do marianismo popular brasileiro. Quanta alegria e emoção, ao chamar a escolhida por Deus de Senhora Aparecida! São trezentos os anos no tempo de agora, mas há dois mil anos Deus nos deu Mãe. Com velas acesas todos rezaram, agradecendo a Deus a “estrela mãe” que aquece e ilumina o coração de todos que caminham ao encontro de Jesus. Uma imensa bandeira – simbolizando o manto de Maria - foi desenrolada sobre todos os presentes. Dela caiam pequenas estrelas com mensagens. Momento bonito e de muita emoção. O ápice da celebração foi o momento em que os adolescentes coroaram a imagem de Nossa Senhora. 

O 6º e 7º ano prepararam a celebração do 4º dia da Novena de Maria no dia 19 de maio. Com o tema "Maria, promotora da vida e mãe solidária", os alunos enalteceram o posicionamento de Maria diante da realidade, sempre atenta e solidária às pessoas necessitadas, defendendo suas causas. Rosas foram ofertadas à Nossa Senhora Auxiliadora como forma de agradecimento e os alunos fizeram uma entrega simbólica dos agasalhos arrecadados em prol dos mais necessitados. Culminando a noite, Nossa Senhora foi coroada sob uma chuva de pétalas e grande emoção. 

Sábado, 20 de maio, a novena de N. Sra. Auxiliadora aconteceu sob o foco dos professores e funcionários do CENSA, ISECENSA e CENSANET. O tema "Maria, mãe educadora e construtora da história" foi uma súplica e um agradecimento à Maria, que guia os profissionais da escola na importante missão de formar bons cristãos e honestos cidadãos. Ao final da celebração eucarística, presidida por Pe. Murialdo Gasparet, com muita devoção e fé, Nossa Senhora Auxiliadora foi coroada. 

Confirmando o tema do 6º dia da Novena, os ex-alunos mostraram a devoção que dedicam até hoje à Maria. A noite destinada ao grupo aconteceu durante a missa dominical, presidida por Pe. Murialdo Gasparet. A emoção de coroação de Nossa Senhora, tantas vezes vivida na época da escola, foi partilhada por todos. Recebendo a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, cada um teve a oportunidade de coroá-la pessoalmente, num verdadeiro testemunho de fé e de amor. Uma noite repleta de recordações e muita emoção. A emoção tomou conta da capela do colégio Auxiliadora na sétima noite da novena em homenagem a Nossa Senhora. 

O 3º ano do Ensino Médio e suas famílias, aos pés da Auxiliadora, agradeceram a alegria de serem amados pela Mãe Maria. Partindo das palavras do Papa Francisco, os alunos refletiram sobre o amor verdadeiro como o alicerce do relacionamento familiar. Fechando a celebração, Nossa Senhora Auxiliadora foi coroada com muita devoção e fé. 

O 8º dia da Novena de Maria teve à frente o ISECENSA. Com uma Missa celebrada por Pe. Murialdo Gasparet, professores, funcionários e acadêmicos mostraram toda sua devoção à Mãe Auxiliadora, na noite de 23 de maio. Como gesto concreto, baseados em Maria Auxiliadora que ensina a cuidarmos da vida, foram doadas fraldas geriátricas em prol do Asilo do Carmo e Manoel Cartucho, instituições da cidade. Culminando a celebração, os acadêmicos coroaram Nossa Senhora Auxiliadora, num momento de grande emoção. 

No último dia da Novena de Maria, os pequenos da Escola Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental homenagearam a "Mãezinha do Céu", em 24 de maio. Com uma celebração marcada pela alegria, os alunos reviveram a história de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, que este ano comemora 300 anos de aparição, apresentando os pescadores, os milagres a ela atribuídos e os romeiros em caminhada ao Santuário. Ao final, as famílias se juntaram aos alunos e, emocionados, coroaram Nossa Senhora Auxiliadora, a Mãe de Deus e Rainha da Paz.

veja mais fotos

Fonte: Redação