senha

Encontro de Educadores Sociais

em 24/08/2014 | 00h00min

Encontro de Educadores Sociais

Nos dias 22, 23 e 24 de agosto o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora – INSA/Rio, abriu suas portas para acolher57 educadores sociais (Leigos e Irmãs), dos nossos Projetos Sociais. Com aassessoria competente, encarnada e fundada na proposta de Jesus Cristo: “Quetodos tenham vida”, o Pe. Agnaldo Lima, sdb - ajudou o grupo a refletir apartir do tema: “Sistema Preventivo e Estatuto da Criança e doAdolescente”.  A temática muito bem trabalhadadeixou aos participantes o grande desafio: Como podemos, no lugar onde atuamos,trabalhar de modo articulado? Faz-se necessário refletir a partir da realidadeonde estão as nossas crianças e jovens para ajudá-los a administrar situaçõesconflitantes com as quais convivem cotidianamente.

Temos como herança deixada por nossos fundadores - Dom Bosco e Madre Mazzarello - o Sistema Preventivo quetem como fundamento o amor.  Nossosistema é o grande tesouro!

No segundo dia, manhã de domingo,o grupo contou com a assessoria de Ir. Regina Maria Meireles,fma - quetrabalhou com o tema das relações interpessoais. Foi possível perceber acontinuidade da temática do dia anterior e constatar a necessidade de sermospessoas integradas e harmonicamente realizadas  para atuarmos juntoàs crianças e jovens com mais leveza e profetismo. Educar mais com nossotestemunho de vida do que com palavras que o vento leva.

Demonstrar o amor... “Não basta amar...” Fale com amor, trate com amor... ame de verdade. Resgatar a identidadeé preciso.

Finalizando a manhã partilhou-sealguns relatos de experiência dos vários projetos. Momento onde foi possívelperceber a grande riqueza de bem que acontece nas várias realidades.

O grupo avaliou o encontro comouma grande oportunidade de qualificar-se, encher os pulmões, para ser na missão,educadores significativos dando aos educandos possibilidades de seremprotagonistas da própria vida e transformadores da sociedade em que estão inseridos.

veja mais fotos

Fonte: Redação