senha

Palavra da Inspetora - Setembro

em 01/09/2014 | 00h00min

Palavra da Inspetora - SetembroInspetoria Nossa Senhora da Penha - RJ/ES – Circ.09/2014

Queridas Irmãs,  
                         
Em todas as épocas da história, sobretudo em tempos difíceis,
como o que vivemos hoje, voltamos a alimentar-nos da Bíblia.
A fé nos diz que a Bíblia é “Palavra de Deus” para nós.
“Tua Palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor;
luz para o meu caminho...” (Sl 118).

Estamos em setembro, e no Brasil desde 1971 a CNBB, adota o mês de setembro como o “Mês da Bíblia”.  Este mês foi escolhido pelos Bispos do Brasil em razão da festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30.
 Ao celebrar o mês da Bíblia, a Igreja nos convida a conhecer mais a fundo a Palavra de Deus, a amá-la, cada vez mais, e a fazer dela, cada dia, uma leitura meditada e rezada.  É essencial ao discípulo missionário o contato com a Palavra de Deus para ficar solidamente firmado em Cristo e poder testemunhá-lo no mundo presente, tão necessitado de sua presença. Se queremos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo é indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida cristã na rocha da Palavra de Deus” (DA 247).
A Bíblia deve ser lida em clima de oração e com o coração voltado para Deus, prestando atenção à mensagem que Ele nos quer passar. E então, traduzi-la em gestos concretos.
Colocar em prática o que a Bíblia propõe é o grande desafio para os cristãos. Mahatma Gandhi, depois de ter lido a Bíblia se desiludiu profundamente com os cristãos que levavam uma vida em total desacordo com os ensinamentos de Jesus. Dizia ele: “Não conheço ninguém que tenha feito mais para a humanidade do que Jesus. O problema são vocês, cristãos, que não vivem o que a Bíblia ensina”.
Aproveitemos a graça do mês de setembro para criar maior familiaridade com a Palavra de Deus. Procuremos dar-lhe um lugar de destaque em nossas vidas e tirar alguns minutos do dia para a meditação da Palavra. É importante ter presente o que nos diz o Art. 39 das nossas Constituições: “Deus nos amou tanto que mandou seu Filho, Palavra de Verdade e de Vida, que nos interpela, constantemente, como pessoas e como comunidade e exige uma resposta concreta. Momento forte deste diálogo interior é a meditação, cada uma a fará com particular empenho diariamente, pelo espaço de meia hora”. Acima de tudo coloquemos em prática o que a Palavra de Deus nos propõe. A exemplo da mãe de Jesus, “que guardava tudo em seu coração”, guardemos a Palavra de Deus, meditando sobre aquilo que ela nos propõe.
O exemplo que Maria nos deixa é o exemplo de quem ouve, de quem é capaz de silenciar a si mesmo para ouvir o que Deus lhe diz e pede.  Somos capazes desse silêncio?  Somos capazes de nos colocar em contato com o mais íntimo de nós e, lá, ouvir a voz de Deus?
A capacidade de ouvir é a base para a capacidade contemplativa, daquele que consegue ver em tudo e em todos a presença de Deus.  Ouvir nos capacita para reconhecer a voz do que fala, voz que muitas vezes não sai pela boca, mas pelo olhar, pelas mãos estendidas, pelo pequeno gesto de acolhida... Ouvir remete à intimidade, à condescendência.  Ouvir é a atitude do que se dá ao outro e que lhe afirma a importância.
Aprendamos com Maria a ouvir os sinais da humanidade que clama para que cada dia seja um tempo novo, cada dia seja renovada a esperança, cada dia seja recebido o acolhimento. Que meditemos em nossos corações os acontecimentos de nossas vidas, de nosso mundo, de nosso país e possamos descobrir um Deus que se faz novo todos os dias e que caminha conosco, reafirmando Sua promessa à Virgem de Nazaré: “O Espírito do Senhor virá sobre ti!” (Lc 1, 35).  E possamos, com Maria, responder: Eis aqui a serva do Senhor.  Faça-se a Sua vontade!

Convido a voltarmos o olhar para o mês de agosto e perceber as delicadezas de Deus para conosco. É preciso agradecer com generosidade!  

- a reunião das Diretoras de Comunidades, em que foi possível um clima de partilha, de pertença e compromisso com a caminhada inspetorial.
- os momentos educativos, ricos de convivência e aprendizagem nas várias propostas das Festas da Família e da abertura do ano bicentenário do nascimento de Dom Bosco, acontecidos em algumas das nossas escolas e projetos sociais.
- a jornada de formação para os educadores dos nossos Projetos Sociais. Um momento muito rico com a presença de 60 educadores e Irmãs. A temática refletida foi: Sistema Preventivo e ECA, e Relações interpessoais. Assessores: Pe. Agnaldo Lima, sdb e Ir. Regina Maria Meireles.
- a reunião das coordenações inspetoriais de comunicação: sdb/fma, quando foram dados passos importantes para a oficialização da RESCOM – Rede Salesiana de Comunicação.
- a passagem por um dia – visitas inspetoriais – nas comunidades. Partilhar a vida das comunidades e perceber o entusiasmo, a alegria e a vida doada das Irmãs a missão a nós confiada, é sem dúvida motivo de louvor e ação de graças.
- o Encontro Vocacional – abrir a casa para acolher oito jovens empenhadas na busca da realização do projeto de Deus para suas vidas, é bom demais! Fato este que nos confirma na certeza de que Deus continua chamando seguidores/as para o seu Reino.

Em setembro:
- 06 – Viajam para Roma: Ir. Carmelita Agrizzi e Ir. Ana Teresa. Acompanhem-nos nessa missão com suas orações.
- dia 21 - Encontro de Espiritualidade Juvenil – INSG/Macaé. Incentivemos e preparemos bem nossos jovens para essa oportunidade.

Em Maria cada uma de nós, tocadas pelo vento do Espirito, possa viver na alegria a sua vocação de Filha de Maria Auxiliadora, pondo-se a caminho!
Meu abraço fraterno
 Ir. Ana Teresa

Fonte: Redação