senha

Papa Nomeia Religiosa para a Cúria Romana

em 18/09/2014 | 00h00min

Papa Nomeia Religiosa para a Cúria Romana

Trata-se de Irmã Luzia Premoli, 59, natural da diocese de São Mateus, no Espírito Santo, Superiora Geral das Missionárias Combonianas, nomeada pelo Papa Francisco consultora da Congregação para a Evangelização dos Povos. O anúncio foi feito na Sala de Imprensa do Vaticano,  no sábado,13. 

“Sinto uma gratidão profunda pela confiança que me foi dada. Esta nomeação não é reconhecimento da minha pessoa, mas o que represento neste momento. Também acho que a minha nomeação está na linha do desejo do Papa Francisco de ter mais mulheres nos dicastérios vaticanos”,afirmou.

Junto com Irmã Luzia foram nomeados outros Religiosos, a saber, Tarcisius Isao Kikuchi, svd, bispo de Niigata,Japão;  Dieudonné Nzapalainga, C.S.Sp., arcebispo de Bangui(República Centro-africana); Frei  Michael Anthony Perry,Ofm, Ministro Geral dos Frades Menores; padre Louis Lougen,omi, Superior Geral dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada.

O Papa nomeou, também, para esse Dicastério, dois brasileiros: dom  Celmo Lazzari, csi, natural de Garibaldi - RS, da Congregação dos Josefinos de Murialdo,  bispo titular de Muzuca e Vigário Apostólico de São Miguel de Sucumbios, Equador;  o arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta,natural de São José do Rio Pardo- SP.

Sobre a Congregação para a Evangelização dos Povos:

Com a Bula Inscrutabili Divinae, do dia 22 de junho de 1622, o Papa Gregório XV criava a Congregação, com o nome de: Propaganda Fide. Esta congregação tem uma tarefa especificamente missionária; de dar as diretrizes, promover a formação de missionários, dar impulso e prover o sustento daqueles que estão em terra de missão, através das Pontifícias Obras Missionárias. A Congregação até então estava assim constituída: 39 cardeais, 4arcebispos, 4 bispos, 4 diretores nacionais de Pontifícias Obras Missionárias e4 superiores gerais.

Irmã Luzia Premoli é a primeira mulher a fazer parte deste Dicastério.

Fonte: Redação