senha

Coordenações de Pastoral Reunidas em Belo Horizonte

em 13/03/2015 | 00h00min

Coordenações de Pastoral Reunidas em Belo Horizonte

“Eis o teu campo, eis onde deves trabalhar”! O sugestivo tema reuniu cerca de 60 coordenadores de pastoral das Inspetorias Nossa Senhora da Penha - FMA, Madre Mazzarello – FMA, e São João Bosco – SDB na Casa de Retiro São José em Belo Horizonte de 10 a 12/03 para o estudo de alguns capítulos do Quadro Referencial da Pastoral Salesiana.
Na acolhida do grupo Pe. Orestes Carlinhos Fisterol (Inspetor da ISJB) exortou a pastoral a superar o complexo de inferioridade investindo na capacitação profissional. A Pastoral é a alma das obras salesianas e deve unir forças com o pedagógico e o administrativo/financeiro em favor da educação da juventude. A pastoral deve estar em sintonia com os grupos na instituição dando sentido ao que fazem; e aos educando a dar sentido à própria vida.
Na manhã do dia 10/03 Ir. Regina Carrijo trabalhou o primeiro capítulo do Quadro referencial: “Habitar a vida e a cultura dos jovens de hoje”. A partir de algumas definições de juventude, Ir Regina deu um panorama histórico da juventude a partir da década de 1940 destacando as influencia culturais, sociais, políticas no comportamento juvenil. Desenvolveu ainda alguns temas relacionados à juventude: relações sociais, tribo juvenis, gênero e diversidade, violência, religião, novas tecnologias, estatuto da juventude, trabalho, família, educação.
O segundo momento foi trabalhado por Pe. Moacir Scari, sdb, que introduziu o II capítulo do QR com uma breve lectio de Jo 10, 11-18 a partir da qual interrogou o grupo em relação à atuação pastoral: “me despojo por minha ovelha?”. Recomendou ainda o aprofundamento de bibliografias referentes: ano da Vida Consagrada, Exortação Apostólica Alegria do Evangelho, CF 2015,Estreia 2015, Capítulos Gerais XXVIICG SDB e XXIIICG FMA, Constituições Cidadã, Estatuto da Criança e do Adolescentes, LOAS, LDB, Ministério do Trabalho e Emprego. Recomendou também o aprofundamento eclesial e teológico tendo por ponto de referência Jesus Cristo, a Igreja e a Congregação.
Toda a jornada do dia 11 foi dinamizada pelo Pe. Geraldo Adair sdb que trabalhou os temas “Sistema Preventivo, uma experiência espiritual e educativa” e “Comunidade Educativo Pastoral: fazer da casa uma família para os jovens” (capítulos 4 e 5).
Na manhã do dia 12, a Inspetora da IMM, Irmã Maria Américo Rolim, partilhou a experiência do CGXXIII com os coordenadores pastorais das inspetorias Madre Mazzarello e Nossa Senhora da Penha pontuando as três escolhas fundamentais em vista da conversão pastoral: “Transformadas pelo encontro”, “Juntos, com os jovens”, “Missionárias da esperança e da alegria”.
O Encontro formativo promovido pelas inspetorias NSP, MM e SJB foi seguido pela proposta feita pela RSE, dinamizada pelo Prof Antonio Boeing e pela gestora do Pólo BH Rita de Cássia B. Jellinek: “O projeto educativo salesiano à luz dos documentos da Igreja, da Congregação e do Instituto”. A proposta foi revisitar os documentos da Igreja a partir da Concilio Vaticano II, com ênfase na Declaração Conciliar Gravissumum Educationes, à luz dos documentos da Congregação e do Instituto. As reflexões do grupo culminaram com sugestões de caminhos para a aplicabilidade dos princípios fundamentais dos documentos trabalhados (Igreja, SDB, FMA) no cotidiano da escola.

Fonte: Redação