senha

Encontro Inspetorial Regional de Educadores Sociais, em Belford Roxo

em 15/06/2016 | 00h00min

Encontro Inspetorial Regional de Educadores Sociais, em Belford Roxo

Aconteceu no dia 10 de junho, no Projeto Crescendo Juntos (B.Roxo),  mais um encontro Regional da Inspetoria Nossa Senhora da Penha reunindo Educadores de Projetos Sociais de Resende e Belford Roxo. Ir. Ana Teresa (Inspetora) fez a abertura do encontro destacando a reflexão da primeira leitura da liturgia do dia, chamando a atenção para o fato de que o educador salesiano deve estar sempre atento ao que o Senhor tem a dizer para sermos cada vez mais presença significativa junto à criança e adolescente de nossas realidades. Em seguida Ir. Rita Cristina, através de uma dinâmica descontraída,  alegre, e dançante, fez cada grupo se apresentar e se conhecer. A oração inicial também por ela conduzida, levou todos a rezar a Misericórdia do Pai, iluminada pelo Evangelho do Bom Samaritano e do Salmo 133/132. 

A assessoria central do encontro ficou por conta da psicóloga, Ir. Regina Maria Meireles, que abordou o tema: “O Educador e as Relações Interpessoais”. Através de dinâmicas e interação com o grupo apresentou as cinco atitudes primordiais que geram o clima de tensão, a saber: 01) Dar e obter afeição: excessiva dependência da aprovação ou afeição dos outros. 02) Avaliação do próprio eu: insegurança interior manifestada pela dependência da avaliação do outro; 03) Auto-afirmação: Inibições que não permitem que eles manifestem seus desejos, posições, pretensões, etc; 04) Agressividade: Ações dirigidas contra o outro, ataques, abusos de direito ou qualquer forma de conduta hostil. 05) Sexualidade: Necessidade compulsiva de atividade sexual ou inibições de exercer essa atividade. 

Através de momentos individuais e grupais pontos importantes foram refletidos, tais como: o eu em processo do ser que busca desenvolvimento e crescimento... muita escuta, partilha, vida e sentimento. Para finalizar o encontro o grupo aprofundou um texto que afirma que para fortalecer as relações interpessoais é preciso preservar a identidade em meio às pressões da sociedade de massa e da mídia e melhorar a qualidade de vida no cotidiano das relações. Em seguida foram destacadas as 03 necessidades básicas interpessoais para se alcançar o pleno potencial humano na relação de um ser para com o outro: a inclusão, o controle e a afeição. 

Já na conclusão do dia Ir. Maria Caliman, referência da Inspetoria na Rede Salesiana Brasil Social, reforçou o empenho que todo educador salesiano deve assumir ante o Modelo de referência para a identidade da ação social salesiana em rede no Brasil. 

Valeu a pena. Avaliação positiva e um agradecimento a todos que colaboraram para a realização do Encontro, pela acolhida, pelo tema, pela abertura do grupo. O grupo destacou a arrumação do ambiente, a comida gostosa feita por Kátia, (voluntária) e coordenadora da comunidade Sta. Luzia! OBRIGADA!

veja mais fotos

Fonte: Redação