senha

INSG/Macaé se Classifica para a Etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

em 26/07/2016 | 00h00min

INSG/Macaé se Classifica para a Etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

O Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Macaé está em clima de comemoração. A escola conquistou o 3º lugar na fase eliminatória da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR, na categoria nível 1, representada pelos alunos do 6º ano C, Davi Itagiba e Maria Laura Afonso, do projeto de Robótica do Ensino Fundamental II. Com essa colocação, a escola se classificou para a etapa estadual, que acontecerá no dia 19 de setembro na PUC/Rio.

A etapa regional Macaé reuniu 32 escolas na Funemac/Cidade Universitária, no dia 23 de julho. A proposta da competição foi a simulação de situações de resgate de vidas humanas em um desastre num ambiente hostil e evitando risco humanos, através da ação de um robô autônomo.

- Foi um momento de suspense, pois sempre há dúvidas se o robô vai mesmo funcionar. Estamos muito felizes. O importante é saber que todo esforço tem uma recompensa no final – disse Davi.

Agora, a dupla se prepara para a etapa estadual.

- Daqui para frente vamos continuar assim. Queremos passar na etapa estadual e ficar em primeiro lugar na nacional, para ir para o mundial bem felizes – planeja a Maria Laura.

O INSG/Maca foi representado na OBR por alunos do Curso Técnico de Mecatrônica, orientados pelo Professor Alessandro R. de Oliveira; e do projeto de Robótica do Ensino Fundamental II, orientados pelas professoras Luemy Avila e Thatiane Cardoso e pela monitora Emily Monteiro.

- A Olimpíada proporciona o compartilhamento de soluções e inovações entre os alunos. E isso permite que jovens pesquisadores criem e tornem o processo de aprendizagem significativo – concluiu a Professora Luemy Avila, do Projeto de Robótica.

Fonte: Redação