senha

Acampamento Juvenil Salesiano

em 09/09/2018 | 00h00min

Acampamento Juvenil Salesiano

O Acampamento Juvenil Salesiano da Inspetoria Nossa Senhora da Penha aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de agosto  em um sítio das Filhas de São José, à beira da praia de Manguinhos, norte fluminense.

A proposta foi o aprofundamento   do Projeto de Deus que envia o seu Filho para  que todos tenham vida e vida plena.(Jo, 10,10) A partir deste evento da encarnação quando o Verbo se fez carne e armou a sua tenda entre nós, ( Jo 1, 18)  o grupo refletiu sobre o Chamado à Santidade, à responder com a própria vida ao grande projeto de amor que Deus  tem para cada um.  Para isso foi trabalhado a orientação do Projeto de Vida baseado  no Livro de D. Eduardo Pinheiro.

A experiência de acampamento para o grupo superou as expectativas, uma vez que cada acontecimento, cada imprevisto, os fenômenos  da natureza que foram especiais, tiveram um efeito muito positivo, pois o grupo estava aberto e sensível aos mínimos sinais da presença de Deus.

Pode-se dizer que foi um tempo Kairós, de manifestação da presença de Deus de um modo surpreendente. O grupo soube aproveitar os momentos de oração, de convivência, de silêncio, de passeio na natureza,  de reflexão pessoal e partilha, de serviço e de muitos risos...

O grupo foi solidário e se colocou em atitude de aprendizagem e serviço desde o primeiro momento,  armando e partilhando as barracas, e também o alimento  e depois no decorrer do  acampamento: o levantar de madrugada para esperar vigilante a chegada da Luz, o preparo das refeições, o cuidado com o ambiente, as liturgias, a meditação e confronto pessoal, o silêncio, o socorro e apoio na subida instantânea da maré, a partilha e escuta da vida, a acolhida dos dons de cada um, o fazer o pão de um modo tão reflexivo e solidário, e as muitas risadas provocadas pela criatividade do  espírito de família, assim como sonharam D. Bosco  e Madre Mazzarello.

O desafio não terminou: Mergulhar na própria vida, à luz da Palavra de Deus, ouvir o que o Senhor tem a falar, traçar o seu projeto de Vida, para  cumprir a Missão que Deus confiou a cada um, como Jesus, para que todos tenham vida e tenham em plenitude.

veja mais fotos

Fonte: Redação