senha

Palavra da Inspetora

em 17/05/2020 | 00h00min

Palavra da Inspetora

Inspetoria Nossa Senhora da Penha RJ/ES - Circular 05.2020

Madre Mazzarello, o teu SIM ressoa ainda hoje!

“Escolhi Deus para sempre”.

Queridas Irmãs,

Neste ano surpreendentemente e de modo muito especial somos tocadas por situações bem diferenciadas: o Covid-19 nos obriga a um isolamento social e, este por sua vez determina a rotina da nossa vida, assinalada por muitas surpresas e imprevistos. 

O mês de maio, marcado por fortes figuras femininas como Maria de Nazaré, nossas Mães e Maria Mazzarello nos leva a uma reflexão mais profunda pois também nós somos “Mulheres Consagradas filiais e fecundas” - geradoras da vida. 

Em Mazzarello encontramos uma mulher de “têmpera forte, determinada e segura de suas decisões, que aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu, tornando-se com o passar dos anos a mãe humilde e terna, mas sempre corajosa e franca ao indicar às suas filhas a meta, ao acompanhá-las no caminho da configuração a Cristo” (Cf. A mão de Deus trabalha em ti - pág. 131).

E ainda, como mulher do seu tempo, Maria Domingas não aprendeu a sabedoria nos livros, mas na vida. E a vida tornou-se sua mestra. Nela o Espírito Santo teceu o seu desígnio transformando-a em uma obra de arte.

Trazer Maria Mazzarello para os nossos dias é como ver num espelho e aí reconhecer e encontrar uma mulher que acolheu a vocação salesiana fazendo-se terra fecunda para que a semente do carisma se enraizasse nos seus gestos e modos de fazer, nas suas palavras, nos pensamentos e no estilo educativo. É possível perceber e visualizar que o encontro com Dom Bosco a encontrou madura e pronta para que o da mihi animas cetera tolle, sonhado pelo santo dos jovens, se traduzisse num projeto de maternidade e se tornasse ‘feminino’ segundo os traços característicos de Maria de Nazaré.

Sim, percorrendo o itinerário de sua vida encontraremos a mulher para o nosso tempo. Basta revisitar as suas Cartas e teremos uma fonte preciosa, escritos em que ela se ‘desvela e se revela’. Um magistério rico e extraordinariamente atual onde é possível descobrir a sua personalidade e o seu caráter. 

Uma mulher santa porque profundamente humana, capacitada de uma sabedoria que vê além das aparências e penetra o profundo onde o amor é a medida, o critério e a motivação para qualquer decisão e orientação.

Uma mulher plena do divino e do humano, porque guiada e iluminada pelos princípios do Evangelho. Capaz e dotada de uma simplicidade própria de quem se coloca em atitude de ‘serva’, pobre e simples como aquela que muito ama e faz a experiência de ser profundamente amada por quem a escolheu. Nela é possível enxergar a síntese entre o mandamento do amor a Deus e amor ao próximo.

Uma mulher aberta, maleável como a argila que se deixa modelar pelo Senhor da vida e neste percurso descobre o sentido da eucaristia - doar-se sem reservas como fez o Mestre. Em síntese pode-se dizer: a vida recebida deve transformar-se em vida doada.

Quando experimentou de perto a dor, justamente quando em atitude eucarística servia aos parentes, foi marcada com o selo da cruz e a partir daí sua vida é transformada, acontece uma verdadeira mudança de orientação, novos caminhos se vislumbram. É o momento em que a fé se torna pessoal e interiorizada. Provada na dor e respondendo com generosidade, o projeto de Deus se concretiza: Deus se serve dos simples e humildes.

No Projeto Formativo, lê-se: “A presença discreta e sábia de Maria Domingas acompanha Irmãs e meninas por um caminho alegre e exigente de santidade. Inaugura-se assim uma tradição educativa caracterizada por uma mistagogia, ou seja, iniciação ao mistério, expressa nos gestos de uma maternidade gerada pelo Espírito” (pág. 10).

Madre Mazzarello seja para nós, nestes tempos difíceis, com tantos desafios, mas, também com inúmeras possibilidades, modelo e mestra a mostrar por onde caminhar para sermos junto aos jovens, resposta de luz e de esperança.

Boas Festas de MM e um grande abraço de Ir. Ana Teresa

Fonte: Redação