senha

TCC Desenvolve Ferramenta na Faculdade Católica

em 28/05/2020 | 00h00min

TCC Desenvolve Ferramenta na Faculdade Católica

A produção de conhecimento continua a todo vapor na Faculdade Católica Salesiana, por meio de pesquisas e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvidos pelos universitários, sob a orientação dos docentes, por meio da plataforma Microsoft Teams.

Com uma grande funcionalidade para empresas e negócios, o TCC defendido de forma online pelo estudante de Engenharia da Computação João Ricardo Côre Dutra, intitulado "Desenvolvimento de uma biblioteca de teoria das filas utilizando a Linguagem Python", visa justamente resolver problemas de gestão de filas de espera, através de uma ferramenta de tecnologia da informação: bibliotecas (códigos de programa para ser usado por outros programas de gestão de filas), gráficos e dados tabulados.

"O TCC do João é voltado para resolver um dos grandes problemas dos dias de hoje que é a questão da melhor gestão de filas e, para isso, ele desenvolveu uma ferramenta capaz de ser usada gratuitamente em qualquer software de qualquer empresa. Após a defesa, nosso intuito é nos voltarmos para a produção de um artigo científico, visando à participação em congressos na área de pesquisa operacional, foco deste projeto", revela o orientador, professor doutor Alan Galante.

A criação da biblioteca (códigos de programa) levou em consideração o funcionamento da Farmácia Pública Municipal de Macaé (unidade do Centro), colhendo dados como número de atendentes, quantidade de cidadãos atendidos e o tempo de espera para atendimento, para que os códigos representassem a realidade de uma fila de espera, a partir do uso do software usado neste processo.

"Inicialmente o trabalho tinha como objetivo otimizar um sistema de atendimento em uma farmácia pública, utilizando a tecnologia da informação, com o enfoque na fila de espera. Ao iniciar o TCC, meu orientador alertou que construir uma ferramenta capaz de otimizar qualquer sistema de fila seria mais relevante e conseguiria auxiliar na solução de outros problemas de gestão, visto que não só farmácias públicas possuem sistemas de fila. Então foquei no desenvolvimento da ferramenta utilizando a Linguagem Python, escolhida por sua versatilidade e a possibilidade de reaproveitamento de códigos. Por fim, utilizei o sistema de fila da farmácia pública, que inicialmente era o objetivo principal do trabalho, para realizar o estudo de caso", explica João Ricardo, informando que a biblioteca está disponível para uso público.


Fonte: Redação