senha

Dia do Escritor no INSG e FSMA

em 25/07/2014 | 00h00min

Dia do Escritor no INSG e FSMANo INSG/Castelo, a data foi lembrada com algumas atividades como, por exemplo, o Projeto “Gente que lê”, uma iniciativa que reúne leitura e escrita na escola.
- Quem exercita a leitura consequentemente aprende a escrever bem. Por isso lembramos essa data dentro do Projeto “Gente que lê” – afirma a Coordenadora do Ensino Fundamental I, Patrícia Certório.
Nessa iniciativa da escola, durante todo o ano letivo é realizada uma ciranda de livros e, a partir das leituras, são feitas atividades diferenciadas como: interpretação, adaptação do texto; ou ainda apresentação em forma de cartazes, música, poesia e encenação teatral.

Davi, um “Escritor do Amanhã”

O aluno Davi Mendonça, de 11 anos, estuda no 6º ano no INSG/Castelo e é um apaixonado pela leitura e pela escrita. Logo que aprendeu a ler e escrever, começou a construir historinhas e ilustrar as mesmas. A mãe conta que aos 9 anos, ele mesmo pediu para criar um blog, onde guarda os textos que produz em casa e nas aulas.
- Juntos criamos o blog, que se chama “Escritor do Amanhã”. A partir daí, os colegas passaram a conhecer mais esse seu lado criativo e em seguida veio um convite para participar como palestrante de um evento literário. Agora, o sonho dele é lançar um livro – conta a mãe, a jornalista Simone Mendonça.

Destacar um nome entre os seus preferidos no mundo literário é um desafio. O escritor mirim tem algumas paixões, que vão desde Pedro Bandeira, Ruth Rocha e Ziraldo a Carlos Heitor Cony e Monteiro Lobato.
- Desde pequeno os meus pais me influenciaram muito no gosto pela leitura. Com isso, comecei a gostar de histórias e ter inspirações para escrever. Quando leio um livro, crio histórias parecidas ou do mesmo gênero. Quero muito publicar um livro pois já tenho muitas histórias escritas – conta Davi.

Quem quiser conhecer algumas de suas histórias pode acessar o blog: www.escritordoamanha.blogspot.com

Lucas: “Primeiro, Único & Eterno”

 Aos 20 anos, Lucas Borges já desponta no cenário da Literatura. Nos próximos dias, seu primeiro livro, “Primeiro, Único & Eterno”, estará disponível nas livrarias de todo o Brasil. O lançamento está sendo feito, com noites de autógrafos marcadas no Rio de Janeiro e em Niterói. Em Macaé, a obra é esperada pelos colegas e familiares de Lucas e também pelo público. O romance, lançado pela Laço Editorial, conta a história de uma humilde adolescente cuja vida é cercada por acontecimentos funestos.

         O jovem é aluno do 4º período do curso de Jornalismo da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA) e diz que esse livro é apenas o primeiro passo no universo literário. Segundo ele, há outras obras para serem editadas. Uma delas, já concluída, é uma ficção envolvendo um mundo de magia e animais fantásticos. A outra, em fase de produção, é uma comédia feminina.

Fonte: Redação