senha

INSG/Macaé Sedia Formação Sobre o Uso do Material Didático Digital

em 09/03/2016 | 00h00min

INSG/Macaé Sedia Formação Sobre o Uso do Material Didático Digital

O Instituto Nossa Senhora da Glória – Macaé sediou, no dia 4 de março um encontro de Formação dos Coordenadores Pedagógicos e Professores de 1º e 2º anos (EF I) para o uso da nova Coleção do Material Didático Digital (MDD).

O encontro foi conduzido pela Professora Bernadete Moreira Pessanha Cordeiro, da EDEBÊ Brasil, e reuniu dinâmicas, momentos de reflexão e orientações sobre planejamento de atividades pedagógicas.

A formação teve como objetivos: vivenciar a mística salesiana; promover a integração dos participantes na perspectiva da Salesianidade; apropriar-se da coleção do Ensino Fundamental I (1º e 2º anos) da Editora EDEBÊ Brasil; construir propostas metodológicas para o uso da coleção; valorizar a atuação docente na potencialização do uso da coleção; possibilitar o convívio do grupo, fortalecendo a perspectiva de colaboração e trabalho em rede.

- Por se tratar de um material novo, é importante que as professoras se apropriem dele, para que possam utilizar tanto na hora do planejamento como também com os alunos na sala de aula. A Rede espera que esse material seja para o professor um complemento para sua formação, mas também um mobilizador das atividades da sala de aula – explicou a palestrante.

Para a participante Chana Braz Chevitarese, que é Coordenadora da Educação Infantil, do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental do INSG/Rio das Ostras, o encontro proporcionou a todos agregar conhecimento à prática educativa.

- Hoje a demanda de tecnologia na vida das crianças é muito grande, e isso se reflete na sala de aula, à medida em que as crianças acabam exigindo de nós um esforço maior. Esse encontro de hoje nos possibilita conhecer melhor essas ferramentas que viabilizam uma aula mais dinâmica e interativa, que despertem o interesse desses alunos – afirma Chana.

A possibilidade de adquirir conhecimentos sobre o MDD e de trocar experiências com outras escolas foi destacada pela Coordenadora Pedagógica do Instituto Profissional Laura Vicunha, de Campos de Goytacazes, Márcia Cláudia da Paixão Dutra.

- Foi fundamental para construirmos novas tecnologias e oferecermos novas formas de aprendizagem para as crianças. Além disso, ouvimos experiências de outras escolas sobre a implantação do MDD, que é um instrumento de trabalho muito bem aceito pelas crianças – afirmou. 

A professora Erica Flores, do INSG/Macaé, considerou o encontro de formação uma oportunidade para tirar dúvidas sobre o novo material didático.

- Por ser um material novo, com vários links e uma proposta diferente, nos trouxe algumas dúvidas quanto ao conteúdo, suas propostas, e o que nós, educadores, poderíamos acrescentar para melhorar nossa prática no processo ensino-aprendizagem. Esse dia de formação nos permitiu um novo olhar para o trabalho em sala de aula, para que o professor possa levar para os alunos esse encantamento que estamos tendo com o MDD – concluiu a professora.

veja mais fotos

Fonte: Redação