senha

INSG/Macaé Realiza Olimpíada de Matemática

em 12/10/2016 | 00h00min

INSG/Macaé Realiza Olimpíada de Matemática

A Olimpíada de Matemática do Instituto Nossa Senhora da Glória – Macaé somou alegria, multiplicou descontração e dividiu aprendizagem. O evento foi realizado no sábado, dia 8 de outubro, reunindo educadores, alunos e familiares numa manhã de diversão e conhecimento.

Ensino Fundamental I: “Matemática em Ação” - O EF I realizou a “Matemática em Ação”, uma série de oficinas nas salas de aula com jogos, brincadeiras e desafios, dos quais toda a família pôde participar de maneira divertida e interativa. Segundo a Coordenadora do segmento, Patrícia Certório, o objetivo foi trabalhar os desafios e atividades da Matemática como área do conhecimento humano que desempenha papel importante na formação dos estudantes.

- Proporcionamos uma vivência agradável e desafiadora dos alunos com sua família, na qual eles foram os “professores”, os “mediadores” de seus pais no ensino da matemática – explicou Patrícia.

Entre as atividades, jogos de memória, bingo, dominó, quebra-cabeça e compra e venda de produtos, com a finalidade de ensinar as operações matemáticas.

Elias Alves de Sousa, pai de João Marcos, do 4º ano C e Rebeca do 2º ano A, participou de desafios matemáticos e de compras de produtos e gostou a da experiência que teve ao lado dos filhos.

- Além de ser uma oportunidade para integrar família e escola, o evento mostrou às crianças como a matemática está presente na prática no nosso dia a dia.

Ensino Fundamental II: Olimpíada de Matemática – O evento do EF II foi realizado na Quadra Miguel Magone, organizado pela Coordenação Pedagógica e pelos professores Edylamar Amaral, Fátima Lemos e Williams Costa.

Na abertura, um júri formado por professores avaliou as tarefas realizadas pelas equipes concorrentes: dança, paródias e poesias sobre Matemática; caracterização de um matemático como Pitágoras, René Descartes, Platão, Albert Einstein e Steve Jobs, entre outros; e participação no quadro Matemática e Profissões”, no qual pais de alunos relataram de que modo a matemática é usada em suas respectivas profissões.

Após a abertura e a premiação das equipes, o público foi convidado a visitar os painéis e estandes temáticos sobre simetria, poliedros de Platão, índice de massa corpórea, índice de adiposidade corporal, loteria matemática, bingo matemático, Teste de QI de Albert Einstein, além de charadas e curiosidades sobre os números.

- Atendi muitas pessoas durante a feira e foi muito bom ensinar e fazer as pessoas recordarem a Matemática – afirmou Davi Castro, aluno do 7º C, que recebeu os visitantes no painel sobre simetria.

Para a Coordenadora do segmento, Dalgiza Rodrigues, o evento foi um sucesso.

– Foi uma possibilidade de crescimento, de interação e de perceber o quanto a matemática faz parte da nossa vida. Tudo isso de uma maneira divertida e diversificada. Isso é educar, é gerar conhecimento. Estão todos de parabéns, alunos e professores – concluiu.

veja mais fotos

Fonte: Redação