senha

Professor do INSA Participou do VII ELEG

em 20/10/2014 | 00h00min

O Professor de Geografia do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora – Daniel Martorelli participou do VII Encontro Latino-americano de Estudantes de Geogafia (ELEG), ocorrido entre os dias 4 e 12 de outubro na cidade de Valparaíso, no Chile. A programação do evento contava com palestras do geógrafo espanhol Horácio Capel (referência nos estudos de Geografia Urbana) e a apresentação de artigos dos mais variados temas,o que permite estar mais atualizado sobre as pesquisas e nomes recentes da Geografia.

O encontro foi também uma oportunidade para o professor divulgar e compartilhar seus estudos sobre democratização dos meios de comunicação, pois apresentou um artigo preparado para o evento sobre esse tema e pôde dialogar com os demais sobre essa pesquisa.

Professor Daniel afirma que “apesar de não ser diretamente vinculado aos estudos geográficos, acredito ser possível e necessário abordar mais profundamente uma leitura da Geografia sobre os meios de comunicação tal como estão organizados atualmente, em mega-empresas, e quais as implicações desse modelo de comunicação”.

E acrescenta: “Vivemos em um mundo conectado por redes de comunicação e informação, mas os “nós” (pontos de ligação dessas redes) alimentam as rádios e televisões com temas, pareceres, olhares e interpretações próprios, influenciando na livre circulação de notícias e informações. Não é possível que os únicos responsáveis por “alimentar” o fluxo de notícias dessas redes sejam grandes empresas de comunicação. No mundo plural em que estamos inseridos, há outras visões de mundo a serem consideradas”.

Fonte: Redação